06/11/2006

Pescarias...

Confesso: Fiquei prostrado quando naquela noite lancei as redes do meu coração, que regressaram vazias de peixe.
Na noite seguinte, pessimista pela recente experiência, lanço as redes de novo, mas sem esperança. Não olhei o mar, quedei-me mudo na solidão daquele que se sente triste. Não queria um livro, um rádio, nenhuma distracção. Apenas o pensamento nas grandes pescarias de outros tempos.
Como é longa a noite, por vezes!
Adormeço no semi-agasalho das recordações.
Acordo com suaves sons de uma natureza, revigorante.
A noite escura, transformara-se no mais azul dos dias... morno, brilhante, prometedor. Puxei as redes...Surpresa... Nunca o conseguiria fazer sozinho! As redes cheias, como nunca antes, faziam-me engolir os pensamentos negros, por uma noite de má pesca.
Quis partilhar. A todos chamei para que me viessem ajudar a puxar o peixe. Que viessem com força e munidos de muitos sacos para partilharmos a pescaria. Fui fazer café...
Com uma grande chávena na mão, sentei-me na cadeira de repouso junto à amurada para onde estiquei as pernas...
Voltado para terra, sorri. Tinha agora o coração aquecido. Quentes estavam também o café que bebia a pequenos tragos e as cores dos barcos que se aproximavam do meu, carregados de gente que ajuda, partilha e ri.
P.S.: Ainda nos sobrou peixe a todos. Continuamos a querer distribuir.

14 comentários:

deep disse...

Se já não houver café, eu trago mais, bem quentinho, para aquecer os corações... Ah, sim: aceito a partilha do peixe...

Bjs e boa semana.

Anónimo disse...

Grande pescaria, boa semana.

antónio paiva disse...

...............
grande pescaria
na rede veio um magnífico texto
cheio de sensiblidade e bom gosto
...............


Abraço

Anónimo disse...

Ás vezes , o peixe é pequeno demais ou não presta, é preciso deitá-lo borda fora....
Não faz mal, continuaremos a confiar nos teus dotes de pescador ;)
Bjs

Leonor disse...

aceito de bom grado o teu peixe, mas se puderes ensinar-me a pescar assim... vale sempre a pena lançar as redes duas vezes.

Miguel disse...

"Acordo com suaves sons de uma natureza, revigorante(...)" Não sabes de onde vieram estes sons, Leonor?

antónio paiva disse...

...............
pelos vistos ainda há peixe
...............

Abraço

izzolda disse...

Não sou fã de pesca, mas é uma actividade de paciência e é mesmo assim: quando menos se espera, dá os seus frutos :)

Margarida Atheling disse...

E estás a distribui-los; Miguel! :)

Beijinhos

isabel rocha leite disse...

Obrigada pela ajuda Miguel!
Espero que esta minha "pescaria"corra bem!
Bjs!

Anónimo disse...

Falando em pesca... uma vez fui com uns amigos fazer pesca à linha(é assim que se diz?)...
... Faltou-me a paciencia...

LOL

Pedro Gamboa disse...

Gosto muito do que escreves, e como escreves.
Não venho há tua mesa as vezes que gostaria, mas quando venho fico sempre satisfeito.

Tenho de te linkar, mas não tenho quase tempo nenhum…

Boas escritas.

Anónimo disse...

Miguel,

Já tinha passado por cá mas sem conseguir abrir os comentários, até que enfim!

O texto é lindo. E não é que é à noite que é bonito acreditar na Luz?

Um beijinho.

antónio paiva disse...

................
não seria já tempo de voltar a lançar a rede?!
................

:)

Bom fim-de-semana