13/12/2006

Correio Azul




Este post resulta de uma resposta a um mail recebido, com a devida autorização do seu destinatário.

Companheiro: Obrigado pelo teu mail. Perguntavas-me se estou zangado e desafiavas-me a dizer alguma coisa. Ora, uma vez que me apetece, aqui vai:
Tenho tido muito trabalho e a um ritmo que não me tem permitido a calma necessária para me encontrar com a minha alma e postar o que para lá vai. No entanto, o stressado que sou eu, vai vivendo diversos estados de espírito, que costumo aproveitar para contar no meu espaço. É, como sabes, uma espécie de amigo que temos, pelo que pacientemente nos escuta e pelos sábios conselhos que dele vamos recebendo através dos comentários de quem nos visita. Ora, apesar da aproximação do Natal, que sinto para além das luzes e por isso funciona como bem-vinda esperança, a "coisa" não tem andado muito bem.



Os sábios que iniciaram os blogs no início do fenómeno em Portugal, creio que o fazem pela grande capacidade de escrita que desenvolvem noutros locais e que "aqui" encontrou modo de chegar a mais gente. São intelectuais cultos, que podem escrever sobre o que lhes aprouver. O nome na praça, o treino em crítica dos mais variados géneros, permite-lhes isso. E muito mais. Permite-lhes que escrevam merda atrás de merda e que continuem a ser os melhores da praça. Sempre é merda de intelectual que, como se sabe, é bem diferente da nossa, sendo também outras (e ainda bem) as moscas que por lá pousam.



Feita esta introdução, em que reconheço uma fase menos boa e me distingo dos sábios da pena, fica mais fácil compreender a razão por que de quando em vez me sumo: Escrevo porque gosto, ninguém tem que o ler pois não é publicado nem escrevo nas paredes. Escrevo de coisas comuns, não cito pensamentos de famosos ou de menos famosos só ao alcance dos tais sábios. Falo de sentimentos, do mundo numa visão apaixonada e crente. Tento despertar nos outros as emoções que em mim despontaram quando senti o que escrevi. Aqui e ali brinco. Não tenho por hábito falar de sexo e de outras intimidades que chamem "voyeurs" viciados. Existem também aqueles que querem estar no anonimato para poder livremente expressar o que pensam, sem qualquer tipo de constrangimento. Compreendo-os. Eu exponho-me. Dou-me pelo que acredito. Considero-me livre de amarras. Apenas tento ser fiel a mim mesmo na interpretação directa da minha consciência. E a esta, tento educá-la.



Por tudo o exposto, quando passo por um momento destes, penso que não tenho nada a dizer. Não vou escrever porque a frase fica bonita, porque a junção de palavras é de gosto público. O que gosto de dizer, é que amo o mundo, o ser humano, que creio que estamos a tempo de construir uma sociedade diferente, melhor. Que devemos deixar-nos tocar mais pelos sentimentos e menos pela politicamente correcta adequação aos tempos, adaptando assim a nossa consciência a estes e não o oposto e ideal, de revolucionarmos os tempos pela introdução nestes, de valores intemporais.

Um abraço amigo,
Miguel

P.S. Já depois de escrito o mail achei que poderia "dar post": Anulo assim o desaparecimento e falo do que sinto. Permite-me V. exa que o faça?

5 comentários:

antónio paiva disse...

................
Companheiro,

e assim foi

V. Exa. aliviou e transbordou

e bem!
..........

Abraço e bom dia

rascunhos disse...

E falou VªExª muito bem!!!!!!!Falou do que sente e deixe-me dizer-lhe até ,que penso que tocou em aspectos essenciais para quem anda por estes lados. Sobre a motivação de cada um digamos.Sim porque na blogosfera há mantos de vaidade pessoal, que rondam o rídiculo.Seres que escolhem este meio para se vangloriar de capacidades que julgam possuir.O pedantismo e presunção de alguns não tem limites.
Mas também temos( como na vida real) o outro lado.Seres humildes e sábios.O perfil e conduta de cada um está no que escreve.
Alguns sociólogos falam em teoria do estranho próximo, penso que têm alguma razão nisso. Identificamo-nos mais com uns do que com os outros.E escolhemos os nossos amigos virtuais até! Como no dia a dia, optamos por nos juntar com quem sentimos mais empatia...

Volte quando lhe apetecer.A blogosfera para alguns ainda não precisa de rankings, nem concursos ou fantochadas do género. É um passatempo e vale por isso mesmo.
E umas das facetas boas que tem é permitir-nos "descobrir" pessoas de valor. Às outras, resta-nos fazer um simples "delete" e a vida continua... como sempre acontece.
Um beijo e até ...um destes dias...

purita disse...

que ninguém o impeça!:)

kurika disse...

Tal e qual o dizes... e bem!
É como na vida real...escolhemos os nossos amigos pela empatia sentida...não precisamos de "operações de charme" para que sejam nossos!
...e acho que és uma pessoa de bem!

Obrigada.

Beijinhos

antónio paiva disse...

............

Companheiro,

atão e desde qunado é que V.Exa. escreve disparates?

que os pense e dos graúdos, acredito!

mas não os passa à escrita

:))
................

Abraço e Bom dia