08/05/2007

Alternativas

Dizem que um homem ou uma mulher terá justificado a sua existência quando cumprir a máxima: "Plantar uma árvore, ter um filho, escrever um livro".

Era uma máxima interessante, que alertava para três factores:
- O cuidado com o planeta,
- A aposta na humanidade,
- O interesse pelo não material, numa perspectiva de crescimento intelectual e espiritual.

As pessoas são únicas e com histórias de vida e aptidões diferentes. Apesar disso (ou por isso mesmo) existem alternativas, ainda que se mantenham actuais os mesmos factores. Creio que tudo isto foi pouco seguido, fazendo com que hoje cada um deva ser mais exigente consigo mesmo. No meu caso, já plantei várias árvores, tive 3 filhos e à falta de livro, castigo leitores aqui mesmo neste blogue.

Não chega! Tenho a obrigação de encontrar mais formas de justificar a minha existência.

9 comentários:

rascunhos disse...

Interessante o desenvolvimento que dás a essa máxima.

...

por mais árvores que plantemos (as de jardim tb contam, certo? )

filhos que façamos(?? ups 2 de agora valem por meia dúzia de outrora :-)

livros que "rascunhemos" ...

teremos justificado a nossa existência ?



Ou estaremos ainda por aí à procura de quem somos?

bj

antónio paiva disse...

....................

está excelente

o toque de humor final, acenta como uma luva

:)

castiga castiga, que quem te lê, não se sente nada castigado

quanto ao encontrares mais formas, faz o que te der na vontade

Célia disse...

Hum... Árvores, só me lembro de ter plantado uma quando andava na primária. Filhos ainda não tenho (mas quero muito!)... Escrever um livro até gostava, mas a minha capacidade de escrita assenta melhor num blog, e mesmo assim mal :)

Beijo

Francisco Souto e Castro disse...

O melhor é continuar a castigar-nos...

Anónimo disse...

E castigas tu muito bem!
Hmm.. tenho muito que fazer ainda.. 'plantar' a semente da fé, por exemplo - árvores delas !

Beijos (para a Leonor também)

Anónimo disse...

Com essa lixaste-me...
bolas só consigo pontuar um filho. Não sou escritora e o máximo que plantei foram umas plantitas pequenitas na varanda.
Bem... mas sendo assim quer dizer que ainda tenho de viver muitos anos para poder justificar ser mulher... ok ok fixe!!!

beijos :)

Margarida Atheling disse...

Com toda a honestidade, Miguel... basta continuares a ser quem és! :)

Bjs!

kurika disse...

As justificações para a nossa existência, na perspectiva que abordas, nem sempre podem ser realizadas...há limitações da natureza que o impossibilitam...contudo, acho...e acredito que devemos contorna-las.

Quanto ao castigo que descreves...se castigo é a forma como escreves...então, por favor, continua a castigar-nos!!!

Um beijinho

isabel disse...

Acho muito bem!!!
Até te batia palmas mas, por aqui não dá.

Força!